Ingresso e Seleção - ESA - Escola de Sargentos das Armas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

SEJA BEM-VINDO AO SITE DA ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS
Página inicial > Concurso > Ingresso e Seleção
Início do conteúdo da página
Criado: Quarta, 25 Setembro 2019 11:33

COMO INGRESSAR:

    A Escola de Sargento das Armas (ESA), localizada na cidade de Três Corações, MG, é o estabelecimento de ensino militar do Exército responsável por selecionar e preparar os jovens para o ingresso no curso de Formação e Graduação de Sargentos.

    A seleção é feita anualmente, por meio de um concurso de admissão de âmbito nacional, no qual são oferecidos cerca de 1.100 vagas, nas áreas Geral, Música e Saúde, em ambos os sexos.

    Algumas condições para inscrição:

Ser brasileiro nato ou naturalizado, de acordo com a lei em vigor;

Ter concluído o ensino médio ou estar cursando (no ano da inscrição) o 3º ano do Ensino Médio;

Possuir no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 24 (vinte e quatro) anos de idade para a área Geral, e possuir, no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 26 (vinte e seis) anos de idade para as áreas música e saúde.

    As inscrições para o processo seletivo geralmente acontecem anualmente nos meses de fevereiro a março, e são feitas pela internet por intermédio do sítio: https://concursocfgs.esa.eb.mil.br

    O concurso é composto por exame intelectual, inspeção de saúde, exame de aptidão física e comprovação de requisitos biográficos e heteroidentificação para candidatos que optarem por concorrer no sistema de reserva de vagas para negros e pardos.

    A etapas do exame intectual do concurso geralmente ocorre entre os meses de julho a outubro, e os candidatos classificados dentro do número de vagas são convocados para se apresentarem nas Unidades de Ensino Tecnológico do Exército (UETE) em janeiro do ano seguinte, afim de submeterem –se à segunda fase do concurso composta de nspeção de saúde, exame de aptidão física e comprovação de requisitos biográficos e heteroidentificação .

    Em caso de aprovação em todas as etapas do concurso, o candidato é matriculado e passa a ser militar da ativa do Exército Brasileiro, na condição de Aluno do 1º ano do Curso de Formação e Graduação de Sargentos nas diversas (UETE) espalhadas pelo Brasil. Se concluir o 1º ano com aproveitamento, prosseguirá para a Escola de Sargento das Armas (ESA) ou Escola de Sargento de Logística (EsSLog) ou para o Centro de Instrução e Aviação do Exército (CIAvEx), dependendo da especialidade em que seguir, onde após conclusão do 2º ano do Curso será declarado 3º Sargento do Exército.

Fim do conteúdo da página