Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O Curso
Início do conteúdo da página
O   Curso

 

A Escola de Sargentos das Armas (ESA) é o Estabelecimento de Ensino de Nível Superior (Tecnólogo) do Exército Brasileiro, responsável pela formação e graduação de Sargentos Combatentes de Carreira das Armas (CFGS) de: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.

A estrutura é composta de alojamentos, refeitórios, salas de aula, laboratório, espaço cultural, biblioteca, auditório, posto médico, capelania, parque de pontes e uma extensa área desportiva constituída por ginásios, campo de futebol, pista de atletismo, piscina, campo de polo, pista hípica e pista de corda. Possui dois campos de instrução: Campo de Instrução do Atalaia com área de 4,6 km² e o Campo de Instrução Moacyr Araújo Lopes com área de 20 km², sendo este último distante cerca de 40 km de Três Corações/MG.

A formação do aluno da ESA é dividida em dois períodos: Primeiro Ano e Segundo Ano do CFGS.

 

                                                   Primeiro Ano do CFGS  

combate

O Primeiro Ano do CFGS é realizado em 13 (treze) Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETE), supervisionadas pela ESA, localizadas de norte a sul do território nacional. Este período tem a atual duraçõa de 44 (quarenta e quatro) semanas e antecedendo e preparando o aluno para o período de qualificação. Com a implantação do Curso de Tecnólogo, o período básico terá a duração aproximada de 44 (quarenta e quatro) semanas.

 

 Unidade Escolar Tecnológica do Exército (UETE)
♦ 20º Regimento de Cavalaria Blindado - (Campo Grande/MS)
♦ 12º GAC (Jundiaí/SP)
♦ 1º GAAAe (Rio de Janeiro/RJ)
♦ 41º BIMtz (Jataí/GO)
♦ 14º GAC (Pouso Alegre/MG)
♦ 23º BC (Fortaleza/CE)
♦ 6º RCB (Alegrete/RS)
♦ 23º BI (Blumenau/SC)
♦ 10º BI (Juiz de Fora/MG)
♦ 4º GAC (Juiz de Fora/MG)
♦ 13° R C Mec (Pirassununga/SP)
♦ 16º B I Mtz (Natal/RN)
♦ 4º BE Cmb (Itajubá/MG)


Após a conclusão do primeiro ano, o aluno escolhe sua qualificação militar de Sargentos, conforme mérito intelectual. O segundo ano terá a duração de 44 semanas. No que diz respeito às Armas, o segundo ano é conduzido integralmente, na ESA. No que tange a logística, o segundo ano é realizado na Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), no Rio de Janeiro/RJ e no que se refere ao segundo ano de Aviação do Exército, esta é realizada no Centro de Instrução de Aviação do Exército, em Taubaté/SP (CIAVEx).

 

                                                                                 Segundo Ano do CFGS

Neste ano, bastante dinâmico, o aluno recebe instruções específicas das armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, oportunidade em que o espírito de corpo da arma desenvolvido e consolidado.

A formação profissional do Sargento Combatente de Exército é a razão de ser da Escola. Ao final do curso, o concludente é declarado 3º Sargento de Carreira Combatente do Exército Brasileiro e ocupará os cargos previstos nos Quadro de Organização da Força Terrestre. Ainda neste contexto, ressalta-se a liderança junto às pequenas frações tã necessária para enfrentar os desafios do século XXI com profissionalismo e comprometimento com o nosso Exército Brasileiro.

foto art1

foto art2

foto com1

foto eng

foto2

 

 
Assunto(s): sobre , curso , esa , cfs
Fim do conteúdo da página